«

»

maio 28 2018

Greve de caminhoneiros e manifestações na região

Na quinta-feira (24/05) caminhoneiros iniciaram sua manifestação também na RJ 116 – Rodovia em Macuco. Colocaram fogo em alguns pneus e impediam a passagem de alguns caminhões. Policiais da DPO da cidade acompanharam todo o movimento. Dezenas de caminhoneiros permanceram com seus veículos estacionados próximo a estrada que dá acesso ao município de santa Maria Madalena.
Os caminhoneiros reevendicam o fim definitivo da cobrança do imposto PIS/Cofins sobre o insumo, além do eliminação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel. Eles também pedem mudanças na política de reajuste dos combustíveis da Petrobras, o que já foi descartado pelo presidente da estatal Pedro Parente.
A nova política de reajustes, adotada pela Petrobras em julho do ano passado, determina que os valores dos combustíveis sofram alterações diárias que acompanhem a cotação internacional do petróleo e a variação do câmbio.
Como o dólar e o preço do óleo em trajetórias ascendentes, segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).