«

»

jun 08 2018

VEREADOR PROPÕE ESTUDO DA “CONSTITUIÇÃO EM MIÚDOS” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANTAGALO

O vereador cantagalense Hugo Guimarães (Avante) enviou ao poder executivo, através de Indicação, um Anteprojeto de Lei que objetiva a implantação do Estudo da “Constituição em Miúdos” nas escolas de rede municipal no âmbito do município de Cantagalo.

 

“Constituição em Miúdos” é um livro que visa apresentar a Constituição Federal através da utilização de ilustrações e de uma linguagem acessível aos estudantes, facilitando a disseminação do seu conteúdo e proporcionando aos jovens cidadãos uma compreensão clara dos seus direitos e deveres.


Hugo Guimarães salienta que a promulgação da Constituição Federal de 1988 completa 30 anos neste ano, sendo um grande marco de restauração da democracia do Brasil e da renovação do orgulho cívico no país.

– A Constituição em Miúdos é uma adaptação do conteúdo da Constituição Federal e, através de seu estudo, os alunos da rede pública municipal poderão expandir a noção dos seus direitos cívicos, despertando, assim, seu interesse em conhecer a Lei Magna que rege o nosso país, estado e município, promovendo a aprendizagem sobre instrumentos que garantem seus direitos constitucionais e, também, seus deveres para a construção de uma sociedade melhor, explica o vereador.

 

O vereador afirma ainda em sua indicação que o conhecimento da Constituição é o primeiro passo para o fortalecimento da cidadania.

– É salutar que a sua apresentação se dê desde a vida escolar, e não apenas a partir da graduação. Foi pensando nesse caminho e na importância da adaptação da linguagem para o melhor aproveitamento do conhecimento adquirido, que a Biblioteca do Senado editou uma versão da nossa Carta Magna para crianças e adolescentes ainda no primeiro grau, destaca Hugo Guimarães.

 

Fonte: Assessoria/Hugo Guimarães.

                            Vereador Hugo Guimarães